Se você abriu esse artigo certamente ainda não sabe quais são as principais ferramentas para manutenção de notebooks.
Imagine a situação:
Você recebe um notebook com defeito pra analisar…
Todo feliz desmonta o equipamento, mas após localizar aproximadamente a região do defeito, você não tem a ferramenta ou a peça/componente pra testar ou substituir.
Não se preocupe. Todos nós técnicos já passamos por essa frustração. Mas nesse artigo você vai descobrir como essa história pode terminar bem.
Ah, eu aposto que após ler esse artigo, a ferramenta número 3 irá te surpreender. Por quê? Bom, ela é ignorada pela maioria dos técnicos que trabalham com manutenção de notebooks. E sim, ela faz toda diferença.
Todo técnico que deseja trabalhar com notebooks precisa de algumas ferramentas que irão ajudá-lo a chegar mais rápido no diagnóstico de um defeito.
Tem muito técnico perdendo tempo e dinheiro desmontando notebooks sem a devida estrutura de trabalho.
Infelizmente a maioria desses casos acaba sem solução.
Frustrando seus clientes por não cumprimento de prazos e acabando com toda a credibilidade do técnico.
Sabe por que muitas assistências técnicas e profissionais avulsos demoram tanto pra resolver o problema de um cliente ou simplesmente passar um orçamento?
Simples. Na grande maioria dos casos, elas não têm ferramentas adequadas de trabalho ou componentes básicos para teste/substituição.
Imagine que você leva seu carro em um mecânico para alinhar os pneus, mas a empresa ainda não possui a máquina de alinhamento.
Certamente o seu carro vai ficar por alguns dias até decidirem terceirizar o serviço ou esperar a compra da máquina.
Quando você tem os equipamentos certos para trabalhar você pode agilizar muito o processo de reparo.
Bom, depois de descobrir porque provavelmente você não está reparando rapidamente os notebooks que recebe, eu vou te entregar uma lista que levei anos de prática de bancada pra selecionar para que você possa a partir de hoje agilizar seus reparos, elevando assim a demanda de clientes atendidos e com isso aumentar o seu faturamento.
Preparado? Então conheça as melhores ferramentas para manutenção de notebook:
1. Multímetro digital Minipa ET-1100a:
O multímetro é o instrumento de medida mais usado na bancada de um técnico de notebooks. Ele permite medidas de tensão (Volts), corrente (Amperes), resistência (Ohms) e, em alguns modelos, capacitância (para capacitores), indutância (para bobinas), temperatura, etc.
2. Estação de retrabalho SMD Yaxun 702:
Essa é a ferramenta pra retirar componentes da placa mãe como Super I/O, Bobinas, capacitores, etc, com ar quente. Esse modelo da Yaxun também conta com o ferro de solda.
3. Fonte Assimétrica Yaxun PS-305D:
A fonte assimétrica ou fonte variável é uma ferramenta usada pra localizar componentes em curto na placa mãe e também para alimentá-la como se fosse um carregador universal. Na manutenção de notebooks uma fonte de 30V/5A é mais que suficiente.
4. Microscópio USB 500x:
Através dessa ferramenta é possível ampliar até 500x o zoom. Isso pode ser muito útil pois alguns componentes são bem pequenos e em alguns casos, principalmente pra quem ta começando, é bom ver se alguma solda ficou bem feita ou se não há curto entre terminais de componentes como Super I/O, etc.
5. Kit de ferramentas Yaxun YX-6028:
Kit de chaves completo pra quem trabalha com manutenção de notebooks. Tem chave philips, chave fenda e muitas outras. Inclusive uma que considero muito útil que é a chave canhão (serve pra ajustar as dobradiças da tela quando estão rígidas).
6. Sugador de Solda:
O sugador é a ferramenta que ajuda a remover os restos de solda que ficam na placa. Eu particularmente gosto dos sugadores que vem com bico de borracha, eles geram menos impacto na placa na sucção.
7. Limpa contato WD-40:
O limpa contato como o próprio nome já diz, é usado pra desoxidação e limpeza de resíduos da placa mãe. Ele ajuda a manter os contatos funcionando corretamente.
8. Fita dessoldadora Hikari 1,5m 3mm:
É um fita produzida com cobre usada para realizar a limpeza e remoção de solda (estanho) da placa mãe com ajuda do ferro de solda. Facilita bastante a retirada de sobras de solda dos contatos (pads) do Super I/O, Chipset BGA, CIs PWM, etc.
9. Kit anti-estático ESD (Jogo de pincéis, pulseira, luva, pinças e manta de bancada):
Mesmo técnicos mais experientes precisam tomar alguns cuidados ao manusear placas de circuito eletrônico devido aos danos causados pela energia eletrostática do corpo. Esse kit possui itens pra controlar essa energia, além de ter pinceis excelentes para limpeza de notebooks.
10. Insumos (Fluxo de solda amtech rma-223, Fita de calor Kapton, Pasta térmica de prata arctic silver 5, Solda salva chip e Alcool Isopropílico):
Os insumos são usados no momento da soldagem e limpeza das placas. O fluxo da amtech ajuda a retirar componentes com facilidade. A fita Kapton suporta altas temperaturas pra proteger a placa mãe. A arctic silver 5 é uma pasta térmica profissional de prata com boa dissipação de calor pra processadores. Os bastões de solda salva chips ajudam na remoção de mosfets, BIOS, etc, usando somente o ferro de solda.
O que você aprendeu nesse artigo?
Vimos com detalhes todas as ferramentas necessárias na bancada de um técnico reparador de notebooks.
Essas ferramentas formam os itens de bancada que todo técnico que trabalha com notebooks precisa ter.
Link permanente
Cara, um artigo muito objetivo. De leitura rápida e fácil compreensão.
Quero investir em ferramentas de qualidade, para poder trabalhar em casa (como renda extra), e das ferramentas sugeridas, já possuo algumas. Porém, nesse tempo de crise, qual ferramenta, entre a estação de solda e a fonte assimétrica, você recomendaria investir primeiro?
Não posso, no momento, investir nas duas – pois estou me organizando para investir em conhecimento (adquirindo o seu curso). Então a minha ideia é comprar uma ferramenta e o seu curso. E ainda sobre seu curso, o conhecimento adquirido é aplicável em computadores desktop também?
Desde já, agradeço pela atenção.
Abraços!
Link permanente
Fala Guilherme, tudo bem? As duas são básicas e essenciais, mas eu investiria na fonte assimétrica e compraria um ferro básico de solda por enquanto. Tjm e sucesso =)
Link permanente
Boa tarde Almeida
Participo de seu canal no you tube, e gosto muito de suas aulas. as considero perfeitas.
Montei minha bancada com todas as ferramentas para conserto notebook.
Se puder gostaria que me informasse uma lista de componentes para eu ter em estoque para comprar pois sou novato e gostaria de ter os componentes basicos para ter .
não sei quais e nem valores dos mesmo
exemplo;
resistores
capacitores
mosfet
diodos
etc
etc
Se não for incomodo te agradeço desde já
Obrigado
Site em construção estou terminando, já trabalho na área com desktop mas eletrônica sou novato
Link permanente
Boa tarde Airton, tudo bem? Falo sobre aquisiçao de componentes dentro da comunidade e no meu curso. Mas em breve vou preparar um material gratuito falando sobre o assunto, um abraço e sucesso!
Link permanente
Parabéns pelo artigo Professor tenho certeza que vai ajudar muitas pessoas que estavam com as mesmas dúvidas do que eu…espero em breve poder fazer seu treinamento…Grande abraço e continue com seu maravilhoso trabalho!
Link permanente
Obg Fábio, grande abraço e tmj =)
Link permanente
Bom dia Almeida! Já tenho as ferramentas apresentas, o que me falta, é o ultimo item que não é compatível com o que tenho. O Kite de solda , pasta malha de solda. A minha máquina SOPRADOR, é uma YHAHOOA 850
Link permanente
Legal José, com certeza já dá pra trabalhar bem. Um abç e sucesso!!!
Link permanente
Muito bom o artigo, ferramentas de bancada!
Aqui você poderia me dizer, se é bom fazer um pequeno estoque de componentes SMD, ou de eletrônica? Pois sempre aparece aparelhos, com conector quebrado, bobina, capacitor e etc, queimados aí fica difícil o tempo de espera dos componentes pelo mercado livre.
Link permanente
Fala Leandro, boa dica, essa é um dificuldade de muitos técnicos. Fiz uma aula bônus no meu treinamento falando sobre compra de peças e fornecedores baratos. Porém em breve vou produzir um conteúdo gratuito sobre isso. Um abraço, fica com Deus.