Vale a pena se especializar em reparo de notebooks?

A resposta é SIM, vale muito e vou te explicar porque!

Mesmo em tempos de crise econômica no país, o índice de vendas de notebooks aumentou bastante.

E com isso o mercado de manutenção se torna cada vez mais lucrativo principalmente pro profissional que repara placas mãe.

Na verdade hoje em dia não basta mais simplesmente saber formatar ou fazer trocas básicas de peças pra se diferenciar da concorrência!

Porque todo mundo já formata, até mesmo quem não é técnico. É muito fácil encontrar tutoriais no youtube pra fazer isso.

Como se destacar nesse mercado?

Simples, ESTUDE!

Pesquise sobre análise de esquemas elétricos de notebooks e se aprofunde no assunto. Faça um bom curso!

Encare o conhecimento como um investimento permanente em você.

Leia também materiais confiáveis sobre eletrônica de notebooks, estude os componentes e funcionamento de uma placa mãe.

Saber consertar realmente placas mãe de notebooks vai ser um grande diferencial pra você.

Existe muito conteúdo bom e gratuito tanto aqui no blog como lá no meu canal do Youtube sobre isso.

Tenha em mente também que trabalhar com notebook requer prática.

Uma desmontagem incorreta ou apressada por exemplo, pode  danificar carcaça/estrutura do notebook, trazendo mais trabalho/prejuizo pro técnico e desvalorizando seus serviços.

Faça o seu melhor a cada serviço, dê motivos pro cliente sempre lhe procurar.

O que diferencia os técnicos que ganham bem pros que estão sem serviços é exatamente isso.

Preparei alguns passos pra você seguir e começar a consertar seus primeiros notebooks (queria ter lido isso a uns anos atrás).

Como consertar notebooks?

  1. Faça um curso básico de manutenção em notebooks. Pense em um curso como uma estratégia rápida pra você chegar em um objetivo. Com isso e prática você já fará serviços  como: limpeza interna; troca da placa mãe; troca de teclado; troca/upgrade de memória; troca de HD; troca da tela, entre outros.
  2. Depois de conhecer todas as partes de um notebook comece a estudar a fundo os componentes da placa mãe (Capacitores, Resistores, Diodos, Mosfets, Circuitos Integrados e tudo que faz parte da eletrônica aplicada à notebooks).
  3. Domine o trabalho com soldas! Recomendo que você leia o artigo ferramentas para manutenção de notebooks. Assista vídeos de como retirar e ressoldar todos os componentes da placa mãe e vá praticando em sucatas.
  4. A partir daí você vai começar a estudar a parte avançada de placas mãe de notebooks, falo do Esquema Elétrico. Nele você conseguirá entender pra onde vai cada tensão da placa, conhecer como se dividem as suas fontes e circuitos e com isso já saberá rapidamente consertar defeitos que talvez hoje se sinta frustrado por não saber resolver.
  5. Estude sobre Marketing Digital. Você precisará divulgar o seu trabalho, considero a internet como uma ferramenta muito poderosa, é através dela que você está lendo esse artigo. Eu implementei e acredito no Marketing de Conteúdo, aconselho que se aprofunde no assunto também.
  6. Tenha um processo estratégico pronto de atendimento ao cliente, que vai do momento que ele procura seus serviços até a entrega do notebook. Faça o download da ferramenta RST (Vídeo aula + Relatório de Serviço Técnico) que é um relatório onde você vai descrever os defeitos encontrados no notebook do cliente e a solução, aumentando as suas chances de ter mais orçamentos aprovados.

Muita coisa até aqui não é mesmo?

Importante é que Isso te fará se diferenciar em um mercado tão concorrido.

Mas que com um pouco de trabalho direcionado você colherá bons frutos.

Dicas extras:

  • No mercado de manutenção de notebooks existem muitos profissionais bons ganhando pouco. Seja sempre honesto, adquira mais conhecimento que a maioria e terá muitos serviços no longo prazo.
  • Não demore mais que 24hrs pra entregar um orçamento, isso irá surpreender o seu cliente que muitas vezes está acostumado a esperar dias por um contato do técnico (alguns nem entram em contato). Se for necessário estender esse prazo, informe. Tudo que ele quer é a segurança de que deixou o equipamento com a pessoa certa.
  • Entenda o perfil do seu cliente (quais dificuldades enfrenta quando o notebook dele não liga, como ele gostaria de ser atendido, quais facilidades você pode proporcionar pra motivar ele a te procurar). O nosso cliente ideal ele teme ser enganado ou ter problemas em curto prazo com seu notebook depois de reparado. Sabendo disso se preocupe em ser um técnico honesto e sério, ofereça garantia em seus serviços, mesmo que cobre mais caro por se diferenciar.
  • Se relacione com seu público alvo, crie uma fanpage no facebook e poste conteúdos de valor feitos por você lá, pequenos textos, vídeos sobre reparos, dicas de uso de notebook e compra de acessórios. Poste com menor frequência somente seus serviços e produtos à venda, isso acaba desestimulando a interação dos seus seguidores.

O que você aprendeu nesse artigo?

Vimos que vale a pena investir no conserto de notebooks pois é um mercado que só aumenta.

Pra se destacar nesse nessa área você vai precisar investir em conhecimento.

Também vimos algumas dicas pra se diferenciar da concorrência.

Se você assim como eu é apaixonado por essa área, já ganha bem trabalhando com notebooks ou sonha em trabalhar com isso e ser bem remunerado, te digo vá em frente.

Estude, se dedique e seja honesto que a sua credibilidade vai aumentar de tal forma que não conseguirá dar conta de tanto serviço.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *