Você gostaria de aumentar a taxa dos seus orçamentos aprovados?
Ter uma taxa aproximadamente 95% de orçamentos aprovados e orientar o cliente a fazer a melhor escolha (mesmo que ela seja não realizar o reparo), é o que você vai aprender nas próximas linhas desse artigo.
Depois de 7 anos conversando com clientes e entendendo suas dores e dúvidas na hora de consertar seu notebook, percebi o que faz a diferença entre um “Sim, pode consertar, quando posso ir buscar?” para um “não, deixa quieto, não vou querer fazer o serviço.”
Quando um cliente vem até você ele estará cheio de dúvidas se deve ou não fazer o conserto.
Então, se você simplesmente mandar um e-mail falando um pouco sobre o problema e depois dizendo o valor do orçamento, ou pior, apenas dizendo quanto custa o conserto sem explicar nada, isso aumentará a possibilidade dele dizer não.
Se você quer realmente que seus clientes aprovem seus orçamentos, vai precisar primeiro ganhar a confiança deles.
Mas pra isso eu preciso te informar que você precisa colocar a mão na massa.
Siga a risca o que você vai ler nas próximas linhas desse artigo e depois me conta se deu algum resultado pra você, combinado?
Então vamos lá…
Separei 3 dicas que testei e funcionaram muito bem pra que você possa ter mais orçamentos aprovados, clientes que pagam bem, não choram por desconto e ainda se tornar uma referência na sua região.
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Gravar vídeos
Veja que o cliente tem muitas opções para levar o equipamento dele, de lojistas até técnicos que trabalham em casa.
Apesar de você saber que o melhor custo/benefício pra ele seria realizar o serviço com você, ele não tem toda essa certeza ainda.
Então o seu trabalho precisa ser nessa direção, ser lembrado como especialista e fazer com que o cliente entenda que você é a melhor escolha.
Ok Almeida, mas como faço pra ser visto como uma autoridade no assunto?
Simples, você vai precisar basicamente gravar vídeos dos seus serviços, explicando e mostrando como funciona o seu trabalho.
Depois colocar em duas ou três redes sociais, como Facebook, Instagram e Youtube por exemplo.
Eu sei que você deve ta pensando que gravar vídeos não é nada fácil, principalmente pra quem nunca fez, mas devo lhe dizer que se você quer um resultado diferente da maioria dos técnicos, você vai precisar fazer diferente deles.
Na verdade você não precisa nem aparecer nos vídeos, basta mostrar o que você faz no dia a dia e pronto, aos poucos você vai ver o retorno que isso te dará.
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Criar lista de e-mails
Essa próxima dica deve ser seguida à risca também.
Passei alguns anos trabalhando sem entender o poder que uma lista de e-mail tem.
Então, a partir de hoje, sempre que um cliente deixar um equipamento com você cadastre os dados completos dele.
Eu uso um software pra isso que tem os principais campos: Nome, Endereço, Telefone e E-mail.
Os vídeos que você postar no Youtube, por exemplo, você vai enviar pros endereços de e-mail que cadastrou.
Essa estratégia de marketing é muito poderosa. Além de fidelizar os seus clientes, eles ainda o indicarão por lembrarem o que estão vendo.
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Estruturar relatório e orçamento
Após a análise do notebook e descoberta do defeito, você deve preparar um relatório bem detalhado explicando com imagens qual (ais) problema (as) o equipamento apresenta e depois orientá-lo para a melhor solução.
Aqui na assistência eu envio sempre em formato PDF.
Depois disso, prepare outro arquivo que será o orçamento com os valores detalhados de cada serviço que será necessário realizar.
Preparei uma aula gratuita sobre Como Ter Mais Orçamentos Aprovados onde mostro o modelo de relatório e orçamento que uso. Pra assistir Clique aqui.
Pronto, agora é só enviar pro cliente os dois arquivos PDF (relatório e orçamento).
Imagina você levar seu notebook pra consertar, receber um relatório detalhado sobre o defeito com imagens e ainda a recomendação de qual a melhor decisão a tomar.
Você sentiria confiança ou não pra aprovar um orçamento nessas condições?
Tenha certeza que seu cliente também não terá dúvidas pois isso te dará muita credibilidade e muitos orçamentos aprovados.
O que você aprendeu nesse artigo?
Vimos que para conseguir sucesso na aprovação dos seus orçamentos você vai precisar:
- Gravar vídeos mostrando como funcionam seus serviços através das redes sociais;
- Ter uma lista de e-mails e se relacionar com seus clientes;
- Estruturar e enviar o relatório e o orçamento juntos.
Ter orçamentos aprovados constantemente não é algo tão fácil. Principalmente quando você cobra um pouco mais pelos seus serviços pra não precisar trabalhar tanto, contudo, é muito simples conseguir isso, como você pôde ver.
Colocando em prática as dicas citadas nesse artigo você conseguirá lucrar mais, sendo considerado um especialista no assunto e com clientes cada vez mais satisfeitos.
Você curtiu esse artigo? Tem alguma dica sobre relatório e orçamento pra compartilhar? Então deixe um comentário abaixo e conte a sua opinião e as suas ideias sobre o assunto!